Psicoterapia com Adultos, Adolescentes e Crianças

As sessões de psicoterapia são realizadas semanalmente, com duração de 50 minutos. Após um contato inicial por uma das formas disponibilizadas aqui no site (telefone, whatsapp, e-mail ou formulário), é agendado a sessão. Nessa sessão o paciente apresenta sua situação – questão a ser desenvolvida/trabalhada, dúvidas são dirimidas, e por fim, consensado os dias da semana e horário das próximas sessões que melhor convier para o paciente. Veja abaixo algumas informações importantes sobre o atendimento Psicoteráptico.

Algumas Informações Relevantes

Muitas pessoas se perguntam será que eu preciso mesmo de um psicólogo? Será que essa dor que eu sinto é algo sério? E junto vem algumas respostas: ah já deve passar… Vou buscar um ombro amigo que passa… Pronto, não vou pensar mais nisso e está resolvido… Vou levando assim, um dia passa… e tantas outras estratégias que utilizamos para mascarar e não encarar o que realmente estamos sentindo ou pensando. E aí continuamos sofrendo…

Esse já é um indicador de que há necessidade da psicoterapia! Quando estamos passando por um problema parece que aquele problema é o todo da nossa vida. Fica difícil enxergar uma saída sozinho, fica difícil solucionar o que aflige.

Outro motivo para buscar ajuda é quando temos algumas marcas importantes no nosso desenvolvimento. Por algum motivo, aquela mágoa, ou angústia ou medo persistem em aparecer nos pensamentos. Às vezes até passa por alguns dias, mas diante de algum acontecimento ou alguma sensação aquele sentimento volta e toma conta novamente e a tristeza reaparece.

É indicada também sempre que houver um sofrimento que limite ou incapacite a realização de alguma atividade; uma dependência extrema de algo ou alguém que cause prejuízo a vida da pessoa.

Em linhas gerais, a Psicoterapia é indicada para casos de:

Depressão: A depressão pode apresentar-se em forma de tristeza, baixa autoestima, pessimismo- só pensar coisas ruins para si e para os outros, que impactam tanto no corpo que fica com a aparência fechada, andar pesado, cabeça baixa quanto na mente que produz pensamentos negativos, falta de prazer nas atividades que antes gostava, vazio, angústia a ponto de ficar descrente da vida e duvidar das suas possibilidades e das suas competências. A psicoterapia permite um outro olhar sobre si, que resulta no novo sentido, na perspectiva de um projeto de vida real.

Ansiedade: A ansiedade frente a alguma situação nova ou diferente na vida é natural. É uma forma de se preparar para ultrapassar uma nova etapa ou situação presente. Mas pode se tornar um problema – patológica se bloquear sua resposta e fazer parar suas ações cotidianas. “Com a diminuição da espontaneidade, há o aumento da ansiedade, chegando a seu máximo, o ponto de pânico”. O quanto antes for tratada mais fácil retomar o equilíbrio e achar formas de diminuí-la.

Traumas: O que acontece depois de passar por um momento de tensão extrema, medo, susto, impotência ou perda de controle? Pode ter sido algo não muito marcante mas pode se transformar num trauma, algo que é impossível esquecer e isso muda a sua relação com o mundo. A pessoa pode tornar-se submissa, descrente da vida, passar a ter dificuldade para dormir e até fazer suas atividades diárias pois o episódio fica presente na memória e por mais que tente, não consegue esquecer. Neste caso, a psicoterapia auxilia na ressignificação da vivência traumática de forma consciente para chegar à cura.

Crise Existencial: Há uma sensação que falta algo dentro de si. Busca complementar no mundo externo o que está em falta no seu mundo. Então muitas vezes busca sem saber ao certo o que está buscando; não tem controle sobre as situações novas que aparecem na sua vida como uma mudança de cidade ou de emprego, um encontro com a namorada, ou com o chefe… A psicoterapia aqui irá auxiliá-lo numa busca sistematizada e organizada, promovendo maior consciência das suas necessidades e maior controle sobre seu comportamento.

Desenvolvimento Pessoal: Muitas vezes não há uma psicopatologia como ansiedade de depressão. O que se deseja é trabalhar o autoconhecimento. Portanto, a Psicoterapia Clínica também é destinada ao desenvolvimento pessoal.

Enfim, a psicoterapia vai facilitar o encontro com a sua própria história, percebendo seus sentimentos, tornando consciente suas dificuldades, clareando os sentimentos, esclarecendo os problemas a fim de abrir os novos horizontes e possibilidade de escolha de novos caminhos com segurança.

É uma busca geralmente individual, onde a pessoa se permite conhecer, compreender, perdoar e viver de forma mais saudável e feliz consigo, com o outro, com o mundo!

Como disse Maslow, “o que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma”.

Fica o convite: embarque no seu autoconhecimento!

Ficou em dúvida? Veja as dúvidas frequentes abaixo e assista ao vídeo:

A PSICOTERAPIA É SIGILOSA?
Sim! Tudo o que é discutido em sessão é absolutamente sigiloso. Me oriento no código de ética do Psicólogo, que pode ser baixado no final da página.

QUANTO CUSTA?
O valor da sessão de psicoterapia é informado no momento do contato. Entre em contato por uma das formas disponibilizadas aqui no site. Por WhatsApp o retorno é mais rápido.

QUAL A PERIODICIDADE E POR QUANTO TEMPO TEREI QUE FAZER?
A periodicidade é combinada na primeira sessão, com base na complexidade do caso.

TENHO DÚVIDAS SOBRE OUTRAS QUESTÕES. PODEREI ENTRAR EM CONTATO?
Com toda certeza! Fique à vontade para perguntar. Por WhatsApp é sempre mais rápido. O número é (47) 9.9987-0478.

Esclarecendo um pouco mais: O vídeo abaixo do canal Minutos Psíquicos esclarece um pouco mais sobre o que é Psicoterapia, a quem se destina esta modalidade de atendimento e desconstrói a ideia de que Psicoterapia é para pessoas doentes. Vale a pena conferir. São pouco mais de 4 minutos com muito conteúdo.

 

Deixe um comentário