Psicoterapia

Quando buscar Psicoterapia

Muitas pessoas se perguntam será que eu preciso mesmo de um psicólogo? Será que essa dor que eu sinto é algo sério? E junto vem algumas respostas: ah já deve passar… Vou buscar um ombro amigo que passa… Pronto, não vou pensar mais nisso e está resolvido… Vou levando assim, um dia passa… e tantas outras estratégias que utilizamos para mascarar e não encarar o que realmente estamos sentindo ou pensando. E aí continuamos sofrendo…

Esse já é um indicador de que há necessidade da psicoterapia! Quando estamos passando por um problema parece que aquele problema é o todo da nossa vida. Fica difícil enxergar uma saída sozinho, fica difícil solucionar o que aflige.

Outro motivo para buscar ajuda é quando temos algumas marcas importantes no nosso desenvolvimento. Por algum motivo, aquela mágoa, ou angústia ou medo persistem em aparecer nos pensamentos. Às vezes até passa por alguns dias, mas diante de algum acontecimento ou alguma sensação aquele sentimento volta e toma conta novamente e a tristeza reaparece.

É indicada também sempre que houver um sofrimento que limite ou incapacite a realização de alguma atividade; uma dependência extrema de algo ou alguém que cause prejuízo a vida da pessoa.

A psicoterapia vai facilitar o encontro com a sua própria história, percebendo seus sentimentos, tornando consciente suas dificuldades, clareando os sentimentos, esclarecendo os problemas a fim de abrir os novos horizontes e possibilidade de escolha de novos caminhos com segurança.

É uma busca geralmente individual, onde a pessoa se permite conhecer, compreender, perdoar e viver de forma mais saudável e feliz consigo, com o outro, com o mundo!

Como disse Maslow, “o que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma”.

Fica o convite: embarque no seu autoconhecimento!

Sobre

Sabrina M. Schlindwein

Sou Psicóloga e atuo na Clínica com a abordagem Psicodrama. Considero que o objetivo da psicoterapia é promover um melhor entendimento de si e dos outros, reduzindo as angústias, medos e inseguranças que em algum momento da vida aparecem.

Deixe um comentário